Strudel de Maçã, ou Apple Strudel, é uma receita tradicional da Áustria e do sul da Alemanha. Diz-se que é uma versão do baklava armênio e é caracterizada por uma massa muito fina. Nos tempos antigos, dizia-se que o segredo para o sucesso dessa receita era fazer com que a massa fosse tão fina que fosse possível ler um jornal através dela depois que a massa fosse esticada.
Ingredientes para o Apple Strudel:
Massa:
Folha de massa folhada (10cm x 10cm)
Recheio:
- 2 maçãs tipo Pippin
- 75g de açúcar mascavo
- 30g de uvas-passas
- 1 colher de sopa de rum
- 1 vagem de baunilha
- 5g de canela em pó
- Casca de 1 limão
Modo de Preparo:
Primeiro, descasque e corte a maçã em pedaços de 1,5 cm de espessura e coloque no saco a vácuo com todos os outros ingredientes, exceto as uvas-passas, que precisam ser deixadas de molho no rum.
Em seguida, cozinhe a maçã a 65 oC por uma hora. Graças ao sous-vide, obteremos uma maçã que está macia, mas não desfeita, e os sabores e aromas serão muito mais intensos do que os alcançados pelos métodos tradicionais. Em uma superfície enfarinhada, estique a massa folhada até que fique o mais fina possível e cubra um lado com o recheio (que deve estar frio). Dobre a massa e enrole.
Pincele o strudel com o ovo batido e asse a 180 oC por 30-40 minutos até que fique dourado.
Geralmente, é acompanhado de creme inglês ou sorvete de baunilha e polvilhado com açúcar de confeiteiro. Seu Apple Strudel preparado com a técnica Sous Vide está pronto!
Confira outras receitas aqui em nosso blog.